quarta-feira, setembro 30, 2009

É dificil concordar em pleno...mas, ainda assim, concordo.

Se tal lei se restringir à edição de imagens de corpos humanos então concordo plenamente...e EU ADORO FAZER EDIÇÃO DE IMAGENS

Uma deputada francesa apresentou ao parlamento do seu país um projecto de lei que pode obrigar jornais, revistas e sites a identificar imagens modificadas com o Photoshop.

O texto preparado por Valerie Boyer prevê que todas agências de publicidade e editores de conteúdo na França coloquem um aviso no rodapé de anúncios com palavras como “Esta imagem foi modificada digitalmente e pode não corresponder à realidade”.

O argumento de Boyer é que a popularização dos editores de imagens como o Photoshop, da Adobe, está a criar referências de beleza e estética que não são atingíveis no mundo real. Assim, homens e mulheres franceses perseguiriam ideais estéticos obtidos por alteração no computador e não baseados em pessoas de verdade.

Membro da “União por um Movimento Popular”, Boyer diz ter apoio de outros 50 parlamentares franceses para fazer seu projecto andar. Se aprovada, a lei colocaria anúncios com modelos “photoshopadas” nos mesmos moldes da publicidade de cigarros ou substâncias farmacêuticas, que devem conter uma tarja com um texto de advertência ao consumidor.

O projecto prevê multas de 54 mil € para quem desobedecer à nova regra. Controversa, a ideia repercutiu negativamente entre as agências de publicidade do país, que vêem uma intromissão excessiva do Estado na produção de imagens, que ao seu ver, devem ser plenamente livres e criativas.

Fonte: INFO Online

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