Uma deputada francesa apresentou ao parlamento do seu país um projecto de lei que pode obrigar jornais, revistas e sites a identificar imagens modificadas com o Photoshop.
O texto preparado por Valerie Boyer prevê que todas agências de publicidade e editores de conteúdo na França coloquem um aviso no rodapé de anúncios com palavras como “Esta imagem foi modificada digitalmente e pode não corresponder à realidade”.
O argumento de Boyer é que a popularização dos editores de imagens como o Photoshop, da Adobe, está a criar referências de beleza e estética que não são atingíveis no mundo real. Assim, homens e mulheres franceses perseguiriam ideais estéticos obtidos por alteração no computador e não baseados em pessoas de verdade.
Membro da “União por um Movimento Popular”, Boyer diz ter apoio de outros 50 parlamentares franceses para fazer seu projecto andar. Se aprovada, a lei colocaria anúncios com modelos “photoshopadas” nos mesmos moldes da publicidade de cigarros ou substâncias farmacêuticas, que devem conter uma tarja com um texto de advertência ao consumidor.
O projecto prevê multas de 54 mil € para quem desobedecer à nova regra. Controversa, a ideia repercutiu negativamente entre as agências de publicidade do país, que vêem uma intromissão excessiva do Estado na produção de imagens, que ao seu ver, devem ser plenamente livres e criativas.
Fonte: INFO Online
quarta-feira, setembro 30, 2009
É dificil concordar em pleno...mas, ainda assim, concordo.
Se tal lei se restringir à edição de imagens de corpos humanos então concordo plenamente...e EU ADORO FAZER EDIÇÃO DE IMAGENS
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